Reestruturação do BB: Verdades e Mentiras!

Ontem, 20/11/16, por volta das 18 horas, eu recebi a primeira notícia com a confirmação de parte do que eu chamei de boatos no artigo publicado no dia 27 de setembro,  “Como fica o concurso do BB quando a greve acabar?“, e complementei no artigo “Está circulando na Rádio Corredor BB“.

Reestruturação BB

A partir daí a internet foi inundada de notícias a respeito da reestruturação do BB que teve início hoje, 21/11.

Eu estou no meio das minhas férias… estava fora… hoje retornei para a minha base e volto a viajar amanhã… aproveitei esta parada na base para falar um pouco sobre tudo que está repercutindo a partir da publicação do Fato Relevante pelo Banco do Brasil, que divulgou o início da reestruturação.

Eu não estou escrevendo este artigo para desanimar nem para animar ninguém… é apenas para colocar os pingos nos is. Quem frequenta o blog sabe que eu procuro sempre manter as informações dentro da realidade possível… eu vendo curso pro Banco do Brasil, mas não me vendo…

Seria muito fácil chegar aqui e dizer prá vocês: não se preocupem, vai ter concurso logo depois da reestruturação, pois vão sobrar mais de 9 mil vagas e o banco vai divulgar edital prá contratar pelo menos a metade dessas vagas… e vai chamar o pessoal que já está provado nos 2 últimos concursos…

Isto é uma grande mentira!

E tem gente fazendo isto… não é o caso daqui… então se você está procurando motivos prá continuar estudando ou prá desistir de vez do concurso do BB, não vai encontrar neste artigo.

Eu li e assisti muitas coisas de ontem prá hoje. Muitas notícias e muita bobagem… as notícias eu não preciso repetir aqui, já que todas elas falam praticamente as mesmas coisas… vou falar um pouco sobre as bobagens.

Primeiro… eu não vi nenhuma publicação de funcionários do banco, exceto nos grupos de funcionários que participo… então as publicações e opiniões que você está vendo nas redes por aí são de pessoas que nunca trabalharam no BB, e que escrevem de “ouvi dizer” ou “me falaram”.

Eu vou escrever aqui com a bagagem de 35 anos trabalhando lá… com a experiência de ter aberto e fechado dezenas de centros de serviços e agências, de ter enfrentado mais de uma dúzia de reestruturações, algumas implantando a reestruturação e outras sofrendo com elas.

É difícil (prá não dizer suspeito) para quem não viveu estas experiências falar sobre elas.

Então vamos analisar as notícias…

O Banco divulgou que vai fechar agências, transformar outras em postos de atendimento e vai abrir adesões a um plano de aposentadoria incentivada… esta é a notícia.

Bom, fechar agências o BB já vem fechando há alguns meses… sem nenhum estardalhaço… e esta medida já era prá ter sido tomada há pelo menos uns 2 anos.

Quais agências vão fechar?

O BB vai encerrar as atividades de agências que estão sobrepostas…

O que isto quer dizer?

Quer dizer que quando o BB comprou o BESC e o BNC a gente já sabia que isto ia acontecer… só que demorou um pouco prá decidir quais permaneceriam e quais seriam encerradas, e o banco aproveitou e incluiu outras agências que também tinham sombreamento (muito próximas) e resolveu fechar também.

Não é à toa que a maioria das agências que serão fechadas são de São Paulo e Santa Catarina (nossa Caixa e Besc, respectivamente). O fechamento das agências não é porque elas não dão lucro mas sim por uma questão de sinergia (com raras exceções).

Eu conheço várias das que serão fechadas e todas elas tem esta mesma peculiaridade: concorrem com outras agências do BB… ora não bastasse concorrer com a concorrência, vai disputar clientes com outra agência do próprio banco? Não tem sentido…

Então aqui não tem nada de ideologia, ou política, ou privatização ou qualquer outro tipo de especulação… é ato de gestão… vai fechar para reduzir custos e melhorar a performance… eficiência operacional.

Só um parêntese… não se faz reestruturação para aumentar custos e sim prá reduzir… fazer mais com menos…

Menos prédios (muitos deles locados), menos energia, menos telefone, menos ar condicionado, menos computadores, vigilantes, cafezinho e menos funcionários.

Aqui é a primeira coisa que pega… menos funcionários…

O que vai acontecer com os funcionários dessas agências que vão fechar?

Eles vão para outras agências da praça… ou vão concorrer para outras praças… ou vão sair no PEAI (tem um pessoal chamando de “pé ai”… aí mesmo onde você pensou!). Alguns na mesma condição, outros com algum prejuízo financeiro… e outros vão acabar saindo.

O fechamento dessas agências e a movimentação dos funcionários para outras agências é que vão ocasionar as 9072 vagas que serão extintas… isto mesmo… deixarão de existir… não tem nada a ver com as 18 mil do PEAI.

Fecha a agência, remaneja parte das vagas na jurisdição da superintendência (prá poder abrir a vaga em outra agência), e extingue a dotação que sobrar… resultado: 9 mil vagas extintas (esta conta o banco já fez antes de divulgar a reestruturação).

Estas são as primeiras bobagens que estão circulando.

Outra bobagem… em 9/12 encerra a reestruturação e o banco vai poder quantificar as vagas que estarão disponíveis… mentira…

Em 9/12 encerra o prazo para adesão ao PEAI… ou seja, em 10/12 o banco vai poder quantificar quantos funcionários optaram voluntariamente a se desligar do banco.

Podem ser os 18 mil (que é o número máximo que o banco entende como teto para não prejudicar o andamento de suas atividades)… e podem ser mil, ou 5 mil (como no último PAI, que foi em meados de 2014, quando eu optei por me desligar do banco), ou 10 mil… não se sabe.

E, pela experiência passada, pode ser que também estas vagas abertas no PEAI não sejam repostas… como haverá a extinção das vagas pelo fechamento das agências e nem todos os funcionários que sobrarem delas vão conseguir se colocar, muitos vão preencher uma parte das vagas abertas pelo PEAI. Pode ser que o banco opte por extinguir as vagas que restarem dos que vão sair, vai depender de quantos funcionários sairem.

Outra coisa… as tais agências digitais… elas não tem nada a ver com o internet banking…

As agências digitais vão atender os clientes alta renda do banco, os clientes das carteiras Estilo. As agências digitais bem como os escritórios de negócios vão atender os clientes que já são encarteirados nas agências normais e estilo e as empresas não encarteiradas nas agências… os gerentes de relacionamento das agências serão centralizados em “escritórios” e passam a se relacionar com os clientes por telefone e canais digitais (chat, e-mail, WatsApp, vídeo conferência, etc), já que estes clientes normalmente são mais bancarizados e já se relacionam com o banco por esses canais.

Eu sou um desses clientes encarteirados (embora não seja alta renda…) e minha agência fica a mais de mil quilômetros de distância de onde eu moro, e nos últimos 2 anos eu não precisei ir à agência nenhuma vez, resolvo tudo com minha gerente por canais digitais, e na virada do mês minha conta vai migrar para uma agência digital, junto com  minha gerente.

Mais uma bobagem que andaram falando… não vai precisar de mais funcionários para essas agências digitais, eles vão migrar das agências que já existem.

Também andam falando que o banco já tem uma carência de 5 mil funcionários, e agora essa carência vai aumentar com a saída dos funcionários no PEAI…

O banco sempre teve carência de funcionários, desde que eu entrei no banco… e vai continuar tendo, sempre… e nem por isto vai parar de funcionar…

Falam que vai faltar gente prá atender o público que vai na agência trocar senha, resolver problemas, etc… eu vou te contar um segredo: o banco está se lixando prá esses “clientes”… eles não fazem o resultado do banco… só dão trabalho e não dão lucro… quem dá lucro são os clientes alta renda e as PJ… pelo menos a maior parte do lucro. Se o banco pudesse, não teria agências.

Eu vi também gente falando que o banco está se reestruturando por conta do Basiléia III… pouco a ver… pode até ajudar, mas não é por isto não… é questão de sobrevivência, de resultado, de reduzir despesas para aumentar o lucro.

Também falam de aporte do Governo… até de que o BB recebeu aporte financeiro no governo anterior… se recebeu eu desconheço… não ouvi nem vi nenhuma notícia… só sei que o BB deu mais de 100 bilhões de lucro nos últimos 10 anos e cerca de 70% desse lucro foi para o Governo Federal… e é prá manter este nível de resultado que o banco está se reestruturando, de novo.

Também vi gente falando que o banco sempre faz concurso de 2 em 2 anos e que agora vai ficar sem fazer… mais uma bobagem… nunca existiu data marcada pro banco fazer concurso.

Bom e de tudo isto que está aí em cima, o que te interessa? Quais as perguntas que ficaram sem resposta?

A primeira é: E o concurso? Com a reestruturação não vai mais ter concurso?

Certamente vai ter concurso sim. Só que não tão cedo como se torcia e esperava… não creio em novo concurso antes do segundo semestre de 2017.

E vai ter mais vagas?

Não, não vai ter mais vagas, pelo menos por conta da reestruturação… o objetivo da reestruturação é melhorar a eficiência operacional (mais com menos)… o banco quer ficar com cerca de 90 mil funcionários e tudo indica que as medidas divulgadas estão perseguindo este número.

E, quando abrir concurso, vai ser nacional?

Provavelmente não… o mapa das agências que serão fechadas e as palavras do presidente Cafarelli indicam que as agências menores e únicas da praça não serão fechadas, e sim as de cidades de médio e grande porte… e é nelas que os funcionários das agências fechadas vão se realocar.

Assim as agências em cidades de médio e grande porte vão completar os seus quadros e as pequenas agências continuarão com dificuldade em repor seu quadro… é lá que as vagas estarão, e é prá lá que vocês irão quando passarem… normalmente interior (ou interiorzão).

O próximo concurso vai ser prás vagas que sobrarem no interior…

E a prova vai ser mais difícil ou mais fácil?

Independente de a prova ser mais fácil ou mais difícil, vai ter muito mais gente fazendo o concurso, então ele vai ser mais difícil.

Bom, acho que chega para uma pausa das férias…

Só um último recado: não acredite em tudo que está escrito por aí, e nem aqui… tem que analisar tudo com isenção, sem paixão nem interesse… tem muita gente querendo te dar uma injeção de ânimo e aproveitar prá te vender alguma coisa… então cuidado.

E, por último, você não perde nada estudando… conhecimento é uma das poucas coisas que você vai levar para o resto da vida… e, de quebra, ainda te ajuda a conquistar muitas coisas.

Mantenha a esperança! Mas não se iluda…

Boa sorte!

Grande abraço.

PS (apesar de não gostar disto): Nem todo mundo ficou insatisfeito com a reestruturação… as ações do BB subiram quase 8% hoje… ameaça virando oportunidade.

34 Comentários

  1. Anderson

    Acabou a validade do concurso 2014, será que agora começam a chamar a galera do 2015? a validade vai até o fim desse ano e até agora não chamou ninguém. Complicado! 🙁

    • Oi Anderson,
      O pessoal fica contando os dias…
      Olha, eu acredito que sim.
      Eles acabaram chamando os aprovados e zeraram os anteriores.
      Acho que mais um pouco de paciência e chega a hora.
      Atualmente o BB está com mais ou menos 1000 vagas, já considerando o último corte da CEST… não dá prá ficar esperando a validade acabar prá ver no que vai dar.
      Assim que estiver prá esgotar os aprovados, deve sair o edital.
      Tomara…
      Boa sorte,
      abraço

  2. Adriana

    Banco do Brasil daqui de Rondônia não chama ninguém, as agências estão até com déficit de funcionários mesmo após redução do número destes nas agências.

    • Oi Adriana,
      É mais ou menos esta a análise que venho fazendo… mesmo com o fechamento de agências, o corte de dotação, a extinção de cargos, provavelmente após a conclusão da reestruturação devem sobrar vagas… aí deve sair novo edital.
      abraço

      • Adriana

        Fontes interna diz que a ordem é não contratar nem os concursados do último concurso imagine um novo edital. Até vale cultura foi cortado e talvez fiquem sem plano de saúde que hoje já não é bom.

        • Oi Adriana… vamos por partes…
          É claro que neste momento não se fala em contratações, até porque o BB está no meio de uma reestruturação bem profunda… que não acabou, e ainda deve se estender pelo primeiro semestre.
          O Vale Cultura não foi cortado pelo BB… o Vale Cultura foi instituído por uma lei federal, que precisa ser renovada, porque tinha validade até o final do ano passado, e até este momento o Governo não se manifestou.
          Nada garante que o banco continue a conceder o Vale Cultura caso o Governo reedite a possibilidade de concessão, mas neste momento, o BB não pode pagar o Vale Cultura, por falta de legislação.
          Quanto à Cassi, realmente existe um impasse de ordem econômica que está se tentando resolver… não acredito que a Cassi venha a faltar… e quanto ao que você afirma, que “hoje já não é bom”… é uma questão de opinião… tem gente que acha muito bom… tem associados que custam à Cassi mais de 1 milhão por mês, duvido que achem o plano ruim… mas, como disse, é questão de opinião.
          Finalizando, a minha análise em relação a abertura de novo edital, quem sabe a partir da metade do segundo semestre, é baseada no fato de que o BB sempre terá necessidade de repor funcionários… sempre foi e sempre será assim… é o processo natural.
          Pode ser que não aconteça no segundo semestre, mas vai acontecer… é inevitável.
          Até porque os 2 concursos que estão em vigor não cobrem todas as regiões aonde o banco pode vir a precisar repor vagas.
          Pelas informações que existem hoje, não é absurdo prever a realização de novo concurso, após todo o processo de reestruturação acabar.
          Mas, claro, também é só minha opinião.
          abraço

  3. Eduardo Reis

    Olá Marco,

    Achei interessante e esclarecedor muitas coisas que você disse. Não sei se você sabe a resposta, mas tenho uma pergunta: Estou numa situação um tanto tensa, pois fui aprovado no concurso 2014/02 (Microrregião 50 – Piauí), e por acaso eu estou na vez para ser chamado. O meu concurso encerrá a validade em Maio de 2017. Será que vão chamar até essa data, já que o período para realocarem os funcionários remanescentes das agências fechadas e até julho/2017, será que as possibilidades são mínimas? Desde já agradeço.

    • Oi Eduardo,
      Valeu a visita e o comentário.
      Realmente eu não tenho esta resposta… como tenho dito nos últimos artigos, depende…
      Mas não dá prá desanimar, principalmente porque você é a bola da vez.
      O Banco vai ter dificuldade em preencher algumas vagas nas agência do interior, e aí pode ser que sobre uma prá você.
      O BB não deve lançar edital no primeiro semestre, e se precisar de funcionários novos (justamente pras vagas que ficarão abertas em agências mais longe dos grandes centros), vai ter que chamar os que já estão aprovados.
      Não perca a esperança… o bom da vida é que no próximo segundo tudo pode mudar.
      abraço e boa sorte!

  4. Cesar Santana

    Marcio, você acredito que o Banco do Brasil esteja caminhando para um processo de privatização ? E se estiver será no curto e médio prazo ?

    • Oi Cesar,
      Não, não acredito na privatização do BB a curto e médio prazo.
      abraço

  5. lucio

    sendo mais negativo possivel , antes de 2019 concerteza terá o concurso?

    • Lúcio,
      Mais uma pergunta sem resposta…
      Ninguém sabe quando o banco abrirá novo concurso… só chutando… final de 2017.
      abraço

  6. lucio

    antes de 2018 deverá acontecer o concurso ? o banco precisa realizar o concurso ? e a caixa economica ? o conteudo e parecido .. deve ter o concurso na mesma epoca ?

    • Oi Lucio,
      Valeu a visita e o comentário.
      Não há como saber quando o banco ou a caixa vão abrir novo edital para concurso… depende de uma série de fatores que nós, aqui de fora, desconhecemos.
      O que dá prá tentar construir são cenários, baseados naquilo que sabemos.
      E o cenário que temos colocado hoje indica que não haverá concurso tão cedo… e não tão cedo, em minha opinião é: não deve sair novo edital antes do segundo semestre de 2017.
      Agora, quando depois do segundo semestre? Isto só o banco vai saber, porque neste momento, nem ele sabe.
      Quanto ao conteúdo, sim é parecido… com algumas pequenas variações de conteúdo e de banca, mas a maioria coincide.
      Quanto a ser na mesma época, a resposta é parecida com a da primeira pergunta… só eles sabem.
      abraço

    • Sergio Borges

      Bom dia Lúcio, só complementando o que o Marco disse… A caixa esta com um impasse judicial. isso porque tem umas 7 mil pessoas esperando a convocação de certames anteriores. o atual resultado impossibilita ela de realizar um concurso a menos que chame todos eles. acontece que ela recorreu da decisão. a nossa justiça que ja é bem conhecida pelos seus prazos acrescendo o tempo que normalmente levaria pra fazer um concurso tem-se um prazo bem elevado. alem do mais em tempos de crise, chamar 7 mil trabalhadores é tudo q ela não quer….mesmo que ela perca nessa nova instancia talvez ela recorra quantas vezes forem necessárias…
      sobre o conteúdo…parece mas num é…
      julgando pelo edital do bb de 2015, é um edital grandinho, mas bem enxuto em certas matérias. conhecimentos bancários e matemática bem reduzidos. já o da caixa é bem robusto, no que diz respeito aos conhecimentos bancários…matemática é um pouco menor que o bb, mas quase igual. nas demais diciplinas, certa diferença, pq caixa não tras inglês, cultura organizacional, essencia bb e cdc.
      espero ter ajudado…

    • Oi Lucio,
      Como disse nas respostas a comentários anteriores, acredito em abertura de edital no segundo semestre do ano que vem… mas é só minha opinião… não tenho nenhuma informação que confirme este chute.
      Quanto ao BB precisar realizar concurso, sim, ele precisa de tempos em tempos realizar concurso para reposição de pessoal, até porque existem milhares de vagas que abrem anualmente e, em alguns lugares o banco só consegue completar o quadro das agências com funcionários novos, já que os funcionários que já estão no banco não se dispõem a se transferirem para algumas localidades, daí só com funcionário novo, que depois de um tempo pede transferência para agências maiores ou melhor localizadas… é mais por isto que acredito num concurso pro final do ano que vem, quando a poeira dessa reestruturação baixar.
      Quanto à Caixa, eu não acompanho de perto o dia a dia deles… sei que tem uma encrenca grande na justiça, então não creio em concurso tão cedo.
      O BB e a Caixa são parecidos em algumas coisa e diferentes em muitas outras, então o concurso é a mesma coisa, algumas coisas parecidas e outras não… não credito em concurso da Caixa antes nem na mesma época do BB.
      Abraço

  7. joao guilherme

    olá . eu posso continuar estudanto , que dentro de 1 ano ou 1 ano e meiot erá concurso da caixa ou bb ? se vc fosse chutar , apostaria que sim ou que nao ?

    • Oi João Guilherme,
      Sim, se fosse chutar, chutaria que deve sair concurso em 2017.
      Abraço

  8. Sergio Borges

    Boa tarde Marco, confesso que esperei desde domingo seu post!!! ja que sua honestidade me interessa. estou desde março estudando pro concurso do bb que na época iria sair o edital em 3 meses…bom o ano está acabando e uma bomba dessas eu não esperava(ao menos não com tanto impacto). queria saber se essa reestruturação, pode ser levada em consideração aos outros bancos públicos como bnb, basa por exemplo, também poderiam adiar qualquer plano de concurso em mente? ja que o ciclo(irregular é obvio) está maior que o do bb, poderia assim ter mais chances de sair alguma coisa deles, pq tenho a intenção de aproveitar o conteúdo aprendido…
    ou, sendo sincero, quem estava estudando pra área de bancárias está com as pernas quebradas?
    o jeito é correr nas prefeituras….
    abraço!…

    • Oi Sérgio,
      Como eu escrevi nos comentários do post, está não é a hora de tomar decisões… Esta é a hora de ter paciência e aguardar os acontecimentos.
      Vamos ver o que vem pela frente.
      Um pouco de paciência…
      Com relação aos outros bancos, acredito que vão pelo mesmo caminho… não é um problema só do BB, é um problema dos bancos.
      Abraço

      • Sergio Borges

        Boa noite… li que estão convocando o presidente do BB pra da explicações la no Senado, e que alguns Procons do país estão se mobilizando contra essa ação tomada pelo banco…existe a remota possibilidade do banco voltar atrás da sua decisão?

        • Olha Sergio, acho muito difícil algum tipo de reversão significativa das medidas. É ato de gestão, dentro da legalidade…
          O Banco não precisa de autorização de ninguém para administrar dentro daquilo que a lei permite.
          Essa movimentação é mais prá aparecer na foto.
          Abraço

  9. Rubens fernandes

    Obrigado Marco,sigo aqui acreditando,o que é mais um semestre perto dos 4 que ja estou estudando. 👍

    • É isso aí Rubens,
      Cada um sabe onde aperta o calo e o quanto de paciência pode ter.
      Abraço

  10. Douglas

    E as convocações do edital do nordeste, Março?
    Sou da micro de Patos, PB.
    4° lugar da ampla concorrência, sexto a ser chamado de 38.
    Sou o segundo no cadastro de reservas.
    As minhas chances aumentam ou diminuem, na sua opinião?

    Muito obg.

    • Oi Douglas,
      Prá ser bem sincero, acho que não muda nada… Nem atrapalha nem ajuda.
      Paciência e caldo de galinha…
      Esperar os próximos capítulos.
      Abraço

  11. João Paulo Mendonça Fernandes

    No contexto geral, será que os resultados são positivos para os que já estão aprovados e esperando a convocação? Principalmente para o pessoal do 2015.1 no nordeste (onde me incluo) que já estão com quase 1 ano de concurso sem nenhuma convocação. Obrigado pelo texto e por retirar diversas dúvidas!

    • Oi João Paulo,
      É muito difícil qualquer previsão neste momento… Tudo muito confuso e muitas coisas dependendo de decisões que a gente não consegue mensurar.
      Este é o momento de ter um pouco de paciência e aguardar os próximos capítulos.
      Tudo muito nublado pela frente.
      Acho que no início do ano podemos ter uma noção mais clara do que pode acontecer.
      Abraço

  12. Luvas

    O meu maior medo é relacionado às agências digitais. Confesso que após as notícias de ontem, eu desanimei de estudar para bancos. Valeu a pena estudar, eu sempre quis ser bancário, mas o meu sonho será enterrado. Todo conhecimento é importante. Boa sorte aos estudantes!

    • Oi Luvas,
      Como eu sempre digo aqui no blog: importante ē ter a informação para poder tomar a decisão mais consciente possível.
      Eu acho que uma decisão radical ainda é prematura… tem que aguardar a poeira baixar para ter uma visão mais clara do que se pode esperar… para quem esperou atē agora, uns meses a mais não vai matar ninguém.
      Abraço

  13. Ramon Marques

    Parabéns Marco pela imparcialidade e honestidade de todos os seus posts além é claro da clareza com a qual explica estes temas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *