Está circulando na Rádio Corredor BB…

Prá quem não conhece o termo, rádio corredor são as notícias não oficiais que circulam nos corredores das empresas… também conhecida como boato e fofoca… só que sempre tem um fundinho de verdade, afinal as notícias da rádio corredor não surgem do nada. Podem ser aumentadas, mas dificilmente são desmentidas na sua essência.

concurso bb

Como foco aqui é o Banco do Brasil, vou falar mais um pouco do que anda circulando nos corredores.

Dias atrás eu publiquei um artigo falando das possíveis medidas que o banco adotaria no pós-greve.

Tanto o artigo quanto as notícias divulgadas pela imprensa tiveram uma enorme repercussão junto aos grupos de concurseiros… e foram logo “oficialmente” desmentidas pelo banco… embora o banco não tenha desmentido, apenas afirmou que não havia decisão (ainda) sobre as medidas anunciadas pela imprensa.

Depois veio a entrevista do presidente de plantão com a (im)parcial Miriam Leitão, dizendo que iria fazer uma limpeza no BB (não vou divulgar o link para não dar publicidade a pessoas que não admiro. Se você viu, sabe do que estou falando, se não viu pergunte ao google).

Depois de muitos anos de prática, a gente vai aprendendo a ler nas entrelinhas e, às vezes acerta… e muitas vezes erra o diagnóstico das letrinhas miúdas.

Bom, a greve acabou e não aconteceu nada… pelo menos não veio a catástrofe que era prevista… alguns remanejamentos nas diretorias e só.

Até hoje…

Mas o pós greve não acaba no dia do retorno ao trabalho, o pós greve continua e, embora não haja nenhuma “fonte oficial”, as coisas vão acontecendo. O banco não divulga estas medidas… vai fazendo, testando (os tais pilotos) e só quando tem certeza é que comunica quem tem que comunicar (a imprensa não se inclui nos destinatários da informação… não há interesse do BB).

Hoje foi anunciado o fechamento de 2 agências em Juiz de Fora (se tiverem curiosidade, está na internet).

E na rádio corredor começa a circular que, mesmo, haverá uma limpa nos cargos da Direção Geral do BB, com extinção de diretorias, redução da jornada para 6 horas (quase todo mundo faz 8 horas em Brasília), extinção da DISAP  (que é a Diretoria de Distribuição de São Paulo) e de algumas Gepes (a Gerência Regional de RH), fechamento de agências e por aí vai.

E volta à tona os famigerados PDV e PAI… a Aposentadoria Incentivada focada nos funcionários da DG e o de Demissão Voluntária, nos funcionários de bancos incorporados que são aposentáveis.

As mudanças já estão acontecendo… sem alarde.

O fechamento de agências começa pelos estados onde o BB não tenha obrigações contratuais com os governos de manter agências abertas (pela compra da folha de pagamento dos servidores), e em cidades menores, onde haja sobreposição de agências, como é o caso de Juiz de Fora… os funcionários e clientes das agências fechadas serão absorvidas por outras agências na praça, e os prefixos serão utilizados para abertura de Escritórios Digitais (o futuro parecia mais distante).

Para aqueles que imaginavam que as mudanças não passavam de boatos sem fundamento, infelizmente não é o que parece, e como o assunto não é de interesse da grande mídia nem do banco em divulgar,  as medidas serão adotadas aos poucos, em ondas, como a gente costumava dizer… e não atingirão os grandes centros de imediato. As agências das grandes cidades só serão fechadas (as que estão sobrepostas) depois de o Banco analisar os números da implantação da reestruturação nas cidades menores… se a estratégia se mostrar acertada, aí será expandida rapidamente pelos grandes centros.

A informação oficiosa é que o banco precisa reduzir seus custos em 40% para compensar as perdas com PCLD que virão em 2017 (grandes empresas que estão passando por dificuldades: Oi e grandes construtoras).

E porque que eu estou falando tudo isto aqui?

Porque não tenho compromisso com nenhum interessado no concurso, exceto eu mesmo, já que tenho um curso preparatório para o concurso do BB. E não acho justo ficar alimentando os meus leitores com notícias falsas ou ilusórias só prá vender curso (que é o que vemos por aí).

Eu sei que estas notícias dão um banho de água fria nos candidatos e que acabam por desmotivar boa parte dos que querem fazer concurso… mas, às vezes, prá acalmar, é melhor um tapa na cara do que água com açúcar.

Não acho correto ficar escondendo notícias que circulam em pequenos círculos e que a maioria dos interessados não tem acesso… deve ser a minha maldita veia de jornalista.

Bom, cabe a cada um de vocês que tem interesse no concurso absorver as informações e decidir o rumo a seguir.

Vai ter concurso?

Certamente vai ter…

Quando?

Não sei, e quem diz que sabe está mentindo… mas certamente não terá no curto e médio prazo, caso as notícias se confirmem… e um processo deste tamanho não acontece do dia prá noite… leva meses para ser completamente implantado.

Coragem e boa sorte a todos!

abraço

PS. Eu não gosto destes ps’s, mas neste caso é necessário… eu fiz algumas alterações no blog e mudei o endereço. O novo endereço é

http://passenobb.marcogomes.net

então quem estava acostumado a acessar pelo endereço antigo ou pelos favoritos, não está mais achando o blog. Valeu!

14 Comentários

  1. Natália.

    Boa noite, Marco!

    Comente sobre as novas notícias do BB! Para quem está estudando para o próximo concurso, como eu, é bom ler seus comentários realistas! Você acha que haverá demissões com o fechamento das agências? Pergunto para saber se realmente vale a pena dedicar o tempo para entrar nessa empresa…

    Abraços.

    • Oi Natália,
      Demorei para responder porque estava escrevendo um novo artigo sobre a reestruturação… dá uma olhada…
      Acho que dá prá esclarecer algumas coisas.
      Não haverá demissões…
      abraço

  2. Greicy

    Marco, boa noite. Muito bom seu blog.
    Marco, eu passei no 2015/1 em 24 em Sergipe. Única macro que não tem nenhuma micro. O Problema é que ninguém foi chamado e ofertaram 8 vagas e CR de 72. Temos 9 pessoas de Sergipe que passaram no 2014. Temos que ain da esperar eles serem chamados para depois ser a gente. Como minha macro não tem micros posso ter alguma esperança?

    • Oi Greicy,
      Valeu a visita e o comentário.
      Eu não tenho informações oficiais sobre as convocações… o que fico sabendo é por informações de funcionários ou de outros candidatos convocados.
      O que eu comento aqui é sobre cenários, o que se pode esperar.
      No seu caso, o concurso abrange o estado inteiro e como o cenário vem indicando que, se houver convocações, estas serão para agências de difícil provimento, aquelas que não conseguem segurar funcionários, normalmente no interiorzão, o cenário vale pro seu caso, em agências no interior de Sergipe.
      Enquanto o concurso de 2014 estiver na validade serão convocados os candidatos aprovados naquele, só depois é que poderão chamar os de 2015.
      Não tem como prever se serão aproveitados todos os aprovados nos 2 concursos, mas o cenário não é favorável para o aproveitamento de todo mundo.
      De qualquer forma tem que aguardar como as coisas se desenrolam nos próximos 60, 90 dias, quando teremos uma visão mais claras de se e como o banco vai implantar as medidas que vem sendo ditas por aí.
      Manter a esperança, sempre.
      abraço

  3. Sandro

    Boa postagem, parabéns!
    Todo mundo fala em novo concurso, mas pouco se fala nos dois concursos que ainda estão em validade!
    Gostaria de saber se vc tem alguma noticia ou sabe de bustos sobre a convocação destes aprovados.
    Eu fui aprovado no concurso 2014/02, e sou o próximo a ser convocado na minha microrregião desde Janeiro deste ano. Posso ter esperança de ser convocado ainda? O concurso vence em maio de 2017.

    • Oi Sandro,
      Valeu a visita e o comentário.
      É normal… quem ainda não passou não está interessado em quem já passou… e quem já passou não quer ouvir falar de novo concurso.
      Olha, eu acho que o último concurso foi um erro de planejamento da área de gestão de pessoas do banco… não era prá ter feito e, acho, não irão aproveitar os aprovados (com raras exceções).
      Quanto aos anteriores, enquanto estiverem na validade não dá prá perder a esperança, até porque pro banco é mais simples prorrogar (se ainda der), do que realizar outro concurso.
      Eu não sei qual é a sua micro, mas se for prá agências do interior eu diria que dá prá ter esperança sim, ainda mais por ser o próximo… eu sei que as notícias não são animadoras, mas tem gente assumindo no banco, volta e meia recebo mensagens de funcionários recém empossados, então continuam chamando.
      Beleza?
      abraço

      • sandro

        A minha micro é a de Guarapuava-PR, onde são apenas municípios pequenos, porém com grande movimentação do setor agrícola. Eu sou o Nº 20, da lista e o ultimo convocado foi o Nº 19, então estou no aguardo de ser convocado. O grande problema é que o concurso já foi prorrogado, e vence em maio de 2017.

        • Oi Sandro,
          É como eu disse antes, tem que ter esperança, porque se chamarem vai ser prá micros do interior, como é o seu caso…
          Vamos torcer.
          abraço

  4. Matheus

    Boa noite Marco,

    Primeiramente parabéns pelo blog, bastante esclarecedor. Gostaria de saber da tua opinião sobre o concurso da Caixa…será que demora tanto quanto o BB seguindo a linda de pensamento?

    • Oi Matheus,
      Valeu a visita e o comentário.
      Eu não tenho muito conhecimento sobre as coisas da Caixa, mas acho que não sai nada tão cedo também…
      Falam que também vem uma reestruturação por lá, tem essa confusão na justiça de convoca/não convoca…
      E a situação dos 2 em relação a custos e resultados é meio parecida, então não há argumento que justifique a realização de um novo concurso no curto prazo.
      Tudo está muito incerto, temos que aguardar uns meses para termos uma melhor noção dos rumos do país.
      abraço

  5. Plabyo Geanine

    Olá Marco. Parabéns pelo blog e obrigado pelas informações divulgadas. Tem me ajudado muito esse “choque de realidade” que você nos dá aqui. Quem dera todos fossem assim.

    Gostaria de saber se há a possibilidade de fechamento de agências em pequenas cidades (menos de 5 mil habitantes). Se sim, o que o banco faz com os clientes? Minha pergunta se deve ao fato de querer trabalhar em agência do interior.

    • Oi Plabyo,
      Bem vindo de volta… e obrigado pelo comentário.
      Olha há sim possibilidade de fechamento de agências em pequenas cidades, mas este é o último recurso… mais difícil de acontecer.
      O banco deve fechar agências sobrepostas, que acontece em virtude da aquisição do Besc e do BNC. Em muitas cidades, inclusive pequenas, ficaram 2 ou mais agências muito próximas, uma concorrendo com a outra.
      Conheço cidades em SC e SP que tem uma agência do banco de um lado da rua e agora outra que era Besc ou BNC do outro lado da rua, uma em frente à outra… essas devem fechar e os funcionários e clientes vão para a(s) outra(s) agência(s) da cidade.
      Quando acontece de fechar a única agência do BB, os clientes vão para agências em cidades próximas, e os funcionários pedem transferência ou são realocados pela Superintendência, tentando conciliar o interesse do banco com o dos funcionários.
      Beleza?
      abraço

  6. Natália.

    Olá, Marco! Boa noite! Pelo que tem visto, acredita que saia o edital no ano que vem? Ou só 2018 e olhe lá?

    • Oi Natália,
      Valeu a visita e o comentário.
      Puxa como eu gostaria de saber a resposta para essa sua pergunta.
      Além de colocar as pessoas de frente para a realidade, ainda ia sair na frente de toda a concorrência… nada mal…
      Mas infelizmente não sei a resposta… e qualquer coisa que eu fale vai ser sem nenhum conhecimento, então seria um chute, ou um desejo, ou uma pílula anestésica.
      Não sei fazer isto. Não posso ser leviano com quem acompanha o blog.
      Então vou dizer o que eu acho, ok… é só achismo, que pode estar muito certo, ou redondamente enganado… não serve prá ninguém decidir nada com base nesta minha opinião.
      Caso se confirmem as medidas estruturantes que estão no ar, não haverá concurso num curto prazo… aí falo em vários meses. Porque estas reestruturações demoram meses prá serem concluídas.
      Caso os boatos não se confirmem, ou não sejam tão profundos como parecem ser, acredito que possa sair um edital no ano que vem, mas bem pontual, prá locais onde o banco não consegue colocar funcionários, as tais praças de difícil provimento… interiorzão.
      E, no caso de nada disto ser verdade, mais dia menos dia o banco divulga um novo edital.
      O que precisa ficar claro é que não existe uma periodicidade para os concursos do BB… eu vejo por aí gente comentando que o banco solta edital todo ano, ou de 2 em 2 anos, ou quando está sem cadastro de reserva… isto é tudo papo furado, o banco divulga edital quando ele quer ou quando precisa, ponto.
      O banco já ficou mais de 6 anos sem a realização de concurso… tudo bem que a maioria dos meus leitores não era nem nascida na época, mas já aconteceu.
      Então não existe nada de concreto ou de recorrente na realização de concursos pelo banco.
      Sinto não poder ajudar mais, mas é que realmente não tenho informações para afirmar nada com propriedade.
      abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *