Você quer trabalhar no BB?

Concurso BB: Estudar Antes Ou Só Depois do Edital?

Marco Aurélio Gomes      sábado, 28 de novembro de 2015

Compartilhe esta página com seus amigos
Concurso BB: Estudar Antes Ou Só Depois do Edital?

 

Vai dar tempo depois do edital?

Normalmente o edital sai poucos dias antes da data da prova... no mínimo 60, muitas vezes 90 dias, no máximo. Vai dar tempo prá estudar tudo só depois do edital ser publicado?

Neste artigo vou tratar do concurso Banco do Brasil (vale também para concurso de outros bancos). Porque só do Banco do Brasil? Porque é um concurso que tem conteúdo programático que não muda muito, que teve concurso recentemente, e que já tem banca definida.

Diferente de outros concursos que cobram leis e outras matérias que podem ser atualizadas ou modificadas até a data da divulgação do edital, o que cai no concurso do Banco do Brasil é mais previsível e estável.

Olhando desta forma, é possível pensar que dá para se preparar para a prova antes de conhecer os detalhes e as regras do edital... não deve mudar muita coisa para o próximo concurso.

Outra razão para se preparar com antecedência é o adiamento da expectativa que se tinha de o edital sair ainda neste ano. Com certeza muitos candidatos estavam estudando para o concurso, mas com a notícia do adiamento, largou mão e foi se dedicar a outras coisas (outros concursos, inclusive).

Qual é a primeira coisa que você precisa definir?

Você quer trabalhar no BB (ou quer fazer o concurso Banco do Brasil)?

Se a sua resposta é “sim”, o primeiro passo já está dado.

Com isto definido na sua cabeça, é hora de começar a estudar ou continuar estudando (prá quem não parou).

Vamos dar uma olhada no conteúdo exigido no último edital , e tentar desvendar quais matérias não devem ter muita alteração para o próximo concurso:

Cultura Organizacional – este é um conteúdo que não vai mudar nada, até porque ele é mais conceitual, mais teórico (e a cultura organizacional de uma empresa do porte do BB leva um tempão prá mudar só um pouquinho).

Técnica de Vendas – Também uma matéria bem teórica... não deve alterar substancialmente o conteúdo pedido no último edital.

Atendimento Focado em Vendas – Pede conhecimento em marketing de serviços, satisfação e retenção de clientes, telemarketing, qualidade, etc... no que isto pode mudar?

Conhecimento Bancário – O conteúdo e a importância da matéria nos últimos concursos vem sendo diminuída... no último concurso foi cobrado muito menos conhecimento e também o peso da disciplina é bem menor que há alguns anos. Dificilmente vai ser acrescentado mais conteúdo... o que pode acontecer é de cortarem mais alguma coisa.

Domínio Produtivo da Informática – Apesar do nome pomposo, a matéria é basicamente teórica, não tem muito o que inventar...

Língua Portuguesa – Só se tirarem conteúdo, colocar mais é pouco provável.

Raciocínio Lógico-Matemático – Também é muito provável que pouca coisa seja alterada.

Língua Inglesa – Já é meio absurdo cobrar inglês no banco (do Brasil?)... pouco provável que mude alguma coisa (a não ser eliminarem esta matéria).

Atualidades do Mercado Financeiro – Pelo nome da matéria, é de se esperar que tudo que for atual até a data do edital pode cair na prova, não é mesmo? Mas o que tem sido cobrado nos últimos concursos tem pouco a ver com atualidades... é muito mais um apêndice de Conhecimentos Bancários do que uma matéria isolada. Claro que é só uma especulação, mas como pode ser pedido na prova, melhor esperar.

Se eu tivesse que apostar, deixaria de fora Inglês e Atualidades... em todas as outras dá para investir no estudo, com pouco risco de errar.

Bom... decidido que você quer fazer o concurso do Banco do Brasil, com boas chances de ter se convencido que vale a pena começar a estudar antes do edital, fica a dúvida de como vai se preparar.

 

Você quer receber atualizações do PassenoBB em primeira mão?

 

Vai estudar sozinho...

... em grupo, fazer cursinho (presencial, online, só apostila?), procurar material na internet?

Todas estas formas são válidas e podem (e devem) ser combinadas. Claro que nem sempre existe a condição para que as coisas sejam do jeito que você gostaria que fossem.

Para fazer um concurso, como para quase tudo que temos que fazer, precisamos investir. Investir dinheiro ou investir tempo.... prá quem tem dinheiro sobrando, pode economizar tempo e comprar o que precisa, já para quem não tem dinheiro sobrando (como quase todo mundo), tem que investir mais tempo procurando o que é preciso.

Só que hoje você tem na mão um aparelho que te dá acesso a quase todo o conhecimento acumulado pela humanidade.

O seu celular é um equipamento muito poderoso (não só ele, mas também o tablet, o notebook e mesmo o computador de mesa), com ele é possível você acessar praticamente tudo que precisa para se preparar bem para qualquer concurso, e boa parte de graça.

Mas para isto você vai precisar investir tempo, já que todo este conhecimento não está sistematizado (empacotado)... precisa ser garimpado e organizado para ser produtivo.

Além da Internet, existem vários cursos preparatórios para o concurso do Banco do Brasil, presenciais, online... ótimos cursos, outros nem tanto...

Mas nem todo mundo tem condições de bancar um curso preparatório e, pode ter certeza, quem tem esta condição está alguns passos à frente dos que não tem.

Pensando nisto, o “Passe no BB” vem amadurecendo a ideia de empacotar e oferecer de forma organizada o conhecimento da área específica do concurso do Banco do Brasil (Conhecimento Bancário, Cultura Organizacional, Técnica de Vendas, Atendimento e Atualidades do Mercado Financeiro)... ainda é só uma ideia.

E qual é a ideia?

É compartilhar a experiência de 35 anos de trabalho no Banco do Brasil, de anos como professor em cursos presenciais das matérias específicas, e de educador (é assim que o professor do BB é chamado internamente) da Universidade Corporativa do Banco do Brasil (a UNIBB), no curso de introdução ao Banco do Brasil, que recebe os novos funcionários nos primeiros dias de trabalho.

A ideia é produzir um treinamento em videoaulas, pdf e podcast (aulas só em áudio), abrangendo as matérias específicas, a um custo acessível para os que tem tempo mas não tem dinheiro para investir, e também para os que tem dinheiro para investir e otimizar o seu tempo.

Mas para que essa ideia ganhe corpo e seja viável (para todos) preciso de mais informações. Se você se dispuser a investir um pedaço do seu tempo ajudando a construir essa solução, temos 2 perguntas que precisamos de resposta:

  1. Você tem interesse em participar de um treinamento “online” das matérias específicas para o concurso do Banco do Brasil?
  2. Quanto você está disposto a pagar para participar do curso?

As respostas vão ajudar na decisão de produzir ou não o curso.

Se puder ajudar, você pode registrar sua resposta nos comentários abaixo deste artigo.

Se quiser mais informações sobre o treinamento, confira neste outro artigo qual é a nossa proposta para o curso.

Se você acha que este texto pode ser útil para outras pessoas que também estão pensando em fazer concurso Banco do Brasil, compartilhe ou indique este blog.

Se você tem alguma dúvida ou curiosidade, coloque nos comentários. Eu terei o maior prazer em responder.

Se você não gostou comente também, só assim posso continuar melhorando o conteúdo para que ele seja mais útil para todos.

Abraço!


Você também pode se interessar por:

As últimas do Concurso do BB...

O que essas notícias que estão circulando sobre o Concurso do BB querem dizer?

Marco Aurélio Gomes sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

    continuar lendo...

O Blog PassenoBB está de mudança!

A partir de hoje, 25 de agosto, o blog Passenobb está se mudando para uma nova plataforma e hospedagem.

Marco Aurélio Gomes sexta-feira, 25 de agosto de 2017

    continuar lendo...

Como Fica o Concurso do BB Quando a Greve Acabar?

Será que vai sair o edital depois da greve? Você acha que esta greve pode trazer novidade para os concurseiros? Você sabe dizer se somente esta greve impede a abertura de um novo edital?

Marco Aurélio Gomes terça-feira, 27 de setembro de 2016

    continuar lendo...

Comentários Anteriores


ALINE DE BARROS PEREIRA

21/06/2016

Putz, ótimo site!

Marco Gomes

21/06/2016

Valeu Aline… seja bem vinda!
abraço

Cassia

27/04/2016

Oi Marcos, sou estudante de Engenharia, mas sempre tive vontade de trabalhar em banco. Ultimamente tenho pensado muito no concurso do BB, mas por conta da dedicacao que tenho com o curso que eu faço acabo deixando pra depois porque me toma muito tempo.
Pensei em fazer um curso preparatorio para concurso nas ferias. O que você acha?
Queria que vc me falasse, se puder, como é pra alguem que nao possui experiencia nessa area quando é contratado. Tem treinamento?

Marco Gomes

27/04/2016

Oi Cassia,
Valeu por passar por aqui e também pelo comentário.
Olha, vou começar pela última pergunta… o BB não exige experiência para trabalhar lá… exige passar no concurso e perfil. Sim, treinamento é o que mais tem… só perde prás metas (que tem mais que treinamento).
Então precisa gostar de tratar com pessoas e de vender…
Não sei qual é teu ramo de engenharia… o Banco tem muitos engenheiros (civil, mecânico, florestal, ambiental, elétrico…). De repente depois de um tempo no Banco você não resolve largar a área administrativa e ir para a área técnica?
Se preparar é fundamental… não que seja a única forma de passar, mas facilita bastante (embora não seja um concurso extremamente difícil, a concorrência é grande).
Tem muitos cursos no mercado… alguns muito bons e outros nem tanto.
E tem o meu curso também (não saberia te dizer em qual das categorias acima ele se encaixa).
Estou lançando nos próximos dias um curso online, com video aulas, texto e áudio, para as matérias específicas (bancárias) do concurso… de repente, dê uma olhada aí no blog que deve ter alguma chamada para conhecer o curso, conhecer não custa nada!
Tem também vários grupos no Face prá você ir se inteirando do assunto, e tem também indicações de treinamento para o concurso.
Antes de sair o edital, dá prá ir estudado menos tempo e quando anunciarem o concurso se dedicar mais.
Valeu?
abraço

Cristina

15/03/2016

Bom Dia,

que post maravilhoso!

Eu sei o quanto é complicado é ter um blog!

Tenho postado sobre Descomplica no meu blog maiseducativo.com.br

Beijos!

Marco Gomes

15/03/2016

Valeu passar por aqui Cristina,
abraço

Cristina

07/03/2016

Olá, tudo bem?

Adorei blog.

Cumprimentos!

Marco Gomes

07/03/2016

Oi Cristina,
Obrigado… valeu a força.
abraço

 

Comentários

sobre o autor

Olá, eu sou Marco Aurélio Gomes, Jornalista por formação, Bancário por opção e Educador por paixão... Neste espaço você pode esclarecer suas dúvidas e satisfazer sua curiosidade sobre como é trabalhar no Banco do Brasil.

Seja bem vindo!



Conheça o Curso PassenoBB... venha dar uma olhada nas aulas liberadas

Curso PassenoBB

A mais completa ferramenta de Marketing Digital do mundo... confira!

BuilderAll

Você conhece a Udemy? São milhares de cursos que podem ajudar a melhorar sua performance!

Udemy

Você já pensou em criar um curso online? Venha para o Criar Curso e veja como é simples e fácil!

Criar Curso

Meu mais recente curso, prá quem quer aprender a editar vídeos em um programa profissional e gratuito

Aprenda a editar vídeos com o DaVinci Resolve 14