builderall



Este artigo é para quem está estudando para o concurso do Banco do Brasil.


Tenho recebido algumas perguntas de candidatos que já estão preocupados com a posse, depois de passar no concurso Banco do Brasil.


E as perguntas recorrentes são:

Como é que eu vou começar a atender os clientes no meu primeiro dia na agência?

Como me preparar para não reprovar no período de experiência?


É legal que você já esteja preocupado com as atividades que vai executar depois de entrar no BB... também é legal se preparar para não morrer na praia.


Estudar, passar no concurso, na qualificação, nos exames médicos e depois não conseguir ser aprovado no período de experiência.


Vamos tratar destes dois assuntos aqui, já que eles são meio que irterligados.


Primeiro, como é que vou trabalhar no primeiro dia de banco?


Bom, o seu primeiro dia como funcionário do Banco do Brasil será a posse, que é realizada na manhã do primeiro dia, pela Gestão de Pessoas, durante o treinamento inicial.


Na manhã do primeiro dia você será recepcionado pelo pessoal da Gepes, que vai reunir todos os novos funcionários do curso, falar como funciona a posse, recolher as suas Carteiras de Trabalho, fotos para o crachá, etc...


Depois vão falar os representantes da PREVI (Caixa de Previdência do Banco do Brasil), que mantém o Plano de Previdência dos funcionários, da CASSI (a Caixa de Assistência do Banco do Brasil), responsável por nosso Plano de Saúde. Pode ser que também vá falar com você um representante da Superintendência Estadual ou Regional, alguém da AABB, e mais um ou outro representante do Banco ou de suas coligadas.


Isto leva a manhã toda. É quase certo que também apresentem a você o Educador que vai ficar com você o resto da semana, aplicando o curso Excelência Profissional.


Aqui tenho que abrir um parênteses: no momento em que estou escrevendo este artigo, o curso Excelência Profissional passa por uma revisão, e pode ser que quando você for chamado já esteja em novo formato.


Então você já percebeu que o seu primeiro dia de trabalho não será na agência... nem os primeiros dias. O Banco vai contratar você e colocar numa sala de aula para aprender, mesmo que superficialmente, como funciona o BB. Pode dar aquele suspiro de alívio!


Mas deixa eu voltar lá pro começo... vamos ver um pouco da história do...


Programa Bem Vindo ao BB


O Banco é preocupado com a ambientação dos novos funcionários há mais de trinta anos. Desde a primeira iniciativa até agora, muitos caminhos foram percorridos e o Banco vem melhorando o processo de ambientação, integração e preparação dos funcionários recém admitidos para o desempenho de suas atividades no local de trabalho.


Começou lá em 1978 com o curso presencial de 40 horas "Introdução ao Banco do Brasil" (INTRO), que buscava preparar o novo funcionário para o desempenho das atividades de atendimento, prestação de informações aos clientes e usuários, divulgação e venda de produtos e serviços e outras tarefas do Escriturário. Você pode conferir mais detalhes sobre as atividades do Escriturário neste post.


Mais tarde o curso INTRO foi adaptado para a modalidade à distância, realizado na própria dependência do funcionário, coordenado e avaliado por um Supervisor, não necessariamente integrante do antigo quadro de Instrutores do Banco (hoje são Educadores).


Curso Excelência Profissional


Em 1998, depois de 8 anos sem concurso público (veja a reflexão sobre o concurso BB neste post), o Banco promoveu uma seleção externa para as agências de São Paulo, que na época tinha uma carência muito grande de pessoal. Para preparar os novos funcionários foi desenvolvido o curso Excelência Profissional, com duração de 32 horas, vinculado à posse dos funcionários.


Em 1999, o banco lançou edital de concurso nacional. Diante da expectativa de haver posse em todo o pais, o processo realizado em São Paulo foi reavaliado e como resultado o curso foi modificado e passou a contar, além da etapa presencial de 32 horas, com capacitação em serviço, de 30 horas, a ser realizado na agência, acompanhado por um orientador designado pela administração da dependência.


Em 2004 o programa foi novamente revisado e atualizado, incluindo temas como Estratégia Corporativa, Ética e Responsabilidade Socioambiental e negócios com o cliente. O curso passou a ter dois Módulos presenciais, o Fundamental, com 24 horas, e o Instrumental, com 30 horas.


Em 2007 foi lançado o Programa Bem Vindo ao BB, que define como período de ambientação e formação dos novos funcionários os 12 meses iniciais do funcionário no Banco. E em 2009, após análise das avaliações dos funcionários e orientadores que passaram pelo Programa, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIPES) efetuou melhorias no Programa que resultou no modelo que estava vigente até meados de 2015.


O Programa tem 3 etapas:

Qualificação: que abrange desde os procedimentos de convocação até a conclusão da qualificação, com o agendamento da posse na Gepes.


Contrato de Experiência: do dia da posse até o 90° dia após a posse. É caracterizado pelo foco na aprendizagem e na formação do novo funcionário. Nesta etapa o funcionário participa do curso Excelência Profissional e após a realização do curso, ocorre a chegada à agência, seu acolhimento, ambientação, acompanhamento e processo de avaliação, que são conduzidos pelo Orientador.


Desenvolvimento e Aprimoramento de Competências: etapa compreendida entre o 91° e o 360° dia após a posse. Esta etapa é caracterizada pelo aprimoramento das competências fundamentais e desenvolvimento das competências específicas, de acordo com o perfil da agência onde o novo funcionário for lotado. Para haver este aprimoramento o Orientador desenvolve junto com o orientado um plano de educação continuada.


Contrato de Experiência O que é?


É um Contrato Individual de Trabalho, a título de experiência, por prazo determinado de até 90 dias.


Quais atividades você vai desenvolver?

- Atendimento ao público

- Contato com os clientes, prestação de informações aos clientes e usuários

- Redação de correspondências em geral

- Conferência de relatórios e documentos

- Controles estatísticos

- Divulgação e venda de produtos e serviços oferecidos pelo Banco

- Atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados

- Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do Escriturário


E a avaliação?

Durante o contrato de experiência deverá ser avaliado o potencial/capacidade do novo funcionário no desempenho das atividades que vai desenvolver (item anterior).


Esta avaliação será formalizada, obrigatoriamente, no 55° e no 85° dia a partir da posse.


E o que será avaliado?


Conhecimento técnico - ter conhecimento necessário ao desempenho do cargo, tais como: produtos e serviços oferecidos pelo Banco, microinformática básica, processamento de papéis, etc


Comunicação - expressa-se com facilidade e segurança, de forma oral e escrita, externando opiniões com clareza, coerência e objetividade


Cooperação - acessível e disponível à equipe, demonstrando lealdade e interesse em somar esforços


Criatividade - produz formas originais de atuação e de resolução de problemas específicos, visando o bom atendimento dos clientes


Dinamismo - seleciona alternativas e implementa soluções para problemas identificados, mostrando entusiasmo, iniciativa e decisão


Organização - ordena suas tarefas e estrutura os recursos disponíveis, visando a realização dos trabalhos de acordo com as condições estabelecidas


Postura profissional - identifica-se com a profissão, buscando constante aprimoramento, assumindo, cada vez melhor, suas responsabilidades, pautando-se por valores como: interesse, dedicação, disciplina, integridade, observância às leis e aos regulamentos, respeitando os costumes da comunidade, sociabilidade e zelo


Relacionamento - demonstra, nos contatos com colegas e clientes, interesse, empatia e sensibilidade às suas necessidades, bem como habilidade negocial em situações delicadas


Senso crítico - analisa situações e emite conceitos, ideias, críticas e sugestões, com objetividade e sensatez, considerando o contexto

?????

Não sei se você observou, mas ali em cima, na definição do Contrato de Experiência, eu grifei a palavra até, e existe uma razão para isto, é que o contrato pode ser rompido a qualquer momento, por iniciativa de qualquer uma das partes, até o fim dos 90 dias.


Isto quer dizer que, caso você identifique que não era bem isto que você gostaria para sua vida, pode cair fora a qualquer momento. Da mesma forma, se o Banco entender que não era bem prá isto que ele te contratou, também pode cair fora com você...


No caso de iniciativa do Banco, antes disto o seu Orientador e os demais comissionados da dependência vão te chamar para uma avaliação (formal ou não... nas datas indicadas ou não) e vão te dar um feedback sobre o que estão observando sobre seu desempenho e, normalmente, vão dar uma chance de você se reposicionar... e continuar sua jornada, ou não.


Eu tinha iniciado este artigo prá desejar ao pessoal que segue o blog, um feliz natal e um ano novo próspero... e deu nisto.


Fazer o que...


Então, um Feliz Natal prá você e prá todos que você ama... e que 2023 nos traga paz, tranquilidade e saúde, para continuarmos tocando a vida, sem ódio nem ressentimentos.

 

Se você acha que este texto pode ser útil para outras pessoas que também estão pensando em fazer concurso Banco do Brasil, compartilhe (nos 2 ícones aqui embaixo) ou indique este blog.


Se você tem alguma dúvida ou curiosidade, coloque nos comentários. Eu terei o maior prazer em responder.


Se você não gostou comente também, só assim posso continuar melhorando o conteúdo para que ele seja mais útil para todos.

????

Grande abraço, se cuide, fique bem e boa sorte!