Você quer trabalhar no BB?

Bem-Vindo ao Banco do Brasil!

Marco Aurélio Gomes      quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Compartilhe esta página com seus amigos
Bem-Vindo ao Banco do Brasil

 

Este artigo é para quem está estudando e também para quem está esperando a posse do concurso Banco do Brasil.

Tenho recebido algumas perguntas de candidatos que já estão preocupados com a posse, depois de passar no concurso Banco do Brasil... e também de gente que já passou e está esperando ser chamado.

E as perguntas recorrentes são:

Como é que eu vou começar a atender os clientes no meu primeiro dia na agência?

Como me preparar para não reprovar no período de experiência?

É legal que você já esteja preocupado com as atividades que vai executar depois de entrar no BB... também é legal se preparar para não morrer na praia. Estudar, passar no concurso, na qualificação, nos exames médicos e depois não conseguir ser aprovado no período de experiência.

Vamos tratar destes dois assuntos aqui, já que eles são meio que irterligados.

Primeiro, como é que vou trabalhar no primeiro dia de banco?

Bom, o seu primeiro dia como funcionário do Banco do Brasil será a posse, que é realizada na manhã do primeiro dia, na Gepes (Gestão de Pessoas) local (que normalmente fica na Capital do Estado que você vai trabalhar. Exceção ao estado de São Paulo, que tem Gepes também em outras cidades).

Na manhã do primeiro dia você será recepcionado pelo pessoal da Gepes, que vai reunir todos os novos funcionários num auditório e vão apresentar o BB a vocês, falar como funciona a posse, recolher as suas Carteiras de Trabalho, fotos para o crachá, etc...

Depois vão falar os representantes da PREVI (Caixa de Previdência do Banco do Brasil), que mantém o Plano de Previdência dos funcionários, da CASSI (a Caixa de Assistência do Banco do Brasil), responsável por nosso Plano de Saúde. Pode ser que também vá falar com você um representante da Superintendência Estadual ou Regional, alguém da AABB, e mais um ou outro representante do Banco ou de suas coligadas.

Isto leva a manhã toda. É quase certo que também apresentem a você o Educador que vai ficar com você o resto da semana, aplicando o curso Excelência Profissional.

Aqui tenho que abrir um parênteses: no momento em que estou escrevendo este artigo, o curso Excelência Profissional passa por uma revisão, e pode ser que quando você for chamado já esteja em novo formato. Até meados do ano de 2015 o curso era de duas semanas, com dois Educadores diferentes: um para o Módulo Fundamental e outro para o Módulo Instrumental. Agora será de uma semana com um Educador aplicando os dois Módulos.

Então você já percebeu que o seu primeiro dia de trabalho não será na agência... nem a primeira semana. O Banco vai contratar você e colocar numa sala de aula para aprender, mesmo que superficialmente, como funciona o BB. Pode dar aquele suspiro de alívio!

Mas deixa eu voltar lá pro começo... vamos ver um pouco da história do...

Programa Bem Vindo ao BB

O Banco é preocupado com a ambientação dos novos funcionários há mais de trinta anos. Desde a primeira iniciativa até agora, muitos caminhos foram percorridos e o Banco vem melhorando o processo de ambientação, integração e preparação dos funcionários recém admitidos para o desempenho de suas atividades no local de trabalho.

Começou lá em 1978 com o curso presencial de 40 horas "Introdução ao Banco do Brasil" (INTRO), que buscava preparar o novo funcionário para o desempenho das atividades de atendimento, prestação de informações aos clientes e usuários, divulgação e venda de produtos e serviços e outras tarefas do Escriturário. Você pode conferir mais detalhes sobre as atividades do Escriturário neste post.

Mais tarde o curso INTRO foi adaptado para a modalidade à distância, realizado na própria dependência do funcionário, coordenado e avaliado por um Supervisor, não necessariamente integrante do antigo quadro de Instrutores do Banco (hoje são Educadores).

 

Você quer receber atualizações do PassenoBB em primeira mão?

 

Curso Excelência Profissional

Em 1998, depois de 8 anos sem concurso público (veja a reflexão sobre o concurso BB neste post), o Banco promoveu uma seleção externa para as agências de São Paulo, que na época tinha uma carência muito grande de pessoal. Para preparar os novos funcionários foi desenvolvido o curso Excelência Profissional, com duração de 32 horas, vinculado à posse dos funcionários.

Em 1999, o banco lançou edital de concurso nacional. Diante da expectativa de haver posse em todo o pais, o processo realizado em São Paulo foi reavaliado e como resultado o curso foi modificado e passou a contar, além da etapa presencial de 32 horas, com capacitação em serviço, de 30 horas, a ser realizado na agência, acompanhado por um orientador designado pela administração da dependência.

Em 2004 o programa foi novamente revisado e atualizado, incluindo temas como Estratégia Corporativa, Ética e Responsabilidade Socioambiental e negócios com o cliente. O curso passou a ter dois Módulos presenciais, o Fundamental, com 24 horas, e o Instrumental, com 30 horas.

Em 2007 foi lançado o Programa Bem Vindo ao BB, que define como período de ambientação e formação dos novos funcionários os 12 meses iniciais do funcionário no Banco. E em 2009, após análise das avaliações dos funcionários e orientadores que passaram pelo Programa, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIPES) efetuou melhorias no Programa que resultou no modelo que estava vigente até meados de 2015.

O Programa tem 3 etapas:

  • Qualificação: que abrange desde os procedimentos de convocação até a conclusão da qualificação, com o agendamento da posse na Gepes.
  • Contrato de Experiência: do dia da posse até o 90° dia após a posse. É caracterizado pelo foco na aprendizagem e na formação do novo funcionário. Nesta etapa o funcionário participa do curso Excelência Profissional e após a realização do curso, ocorre a chegada à agência, seu acolhimento, ambientação, acompanhamento e processo de avaliação, que são conduzidos pelo Orientador.
  • Desenvolvimento e Aprimoramento de Competências: etapa compreendida entre o 91° e o 360° dia após a posse. Esta etapa é caracterizada pelo aprimoramento das competências fundamentais e desenvolvimento das competências específicas, de acordo com o perfil da agência onde o novo funcionário for lotado. Para haver este aprimoramento o Orientador desenvolve junto com o orientado um plano de educação continuada.

Contrato de Experiência

O que é?

É um Contrato Individual de Trabalho, a título de experiência, por prazo determinado de até 90 dias.

Quais atividades você vai desenvolver?

  • Atendimento ao público
  • Contato com os clientes, prestação de informações aos clientes e usuários
  • Redação de correspondências em geral
  • Conferência de relatórios e documentos
  • Controles estatísticos
  • Divulgação e venda de produtos e serviços oferecidos pelo Banco
  • Atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados
  • Execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do Escriturário

E a avaliação?

Durante o contrato de experiência deverá ser avaliado o potencial/capacidade do novo funcionário no desempenho das atividades que vai desenvolver (item anterior).

Esta avaliação será formalizada, obrigatoriamente, no 55° e no 85° dia a partir da posse.

E o que será avaliado?

  • Conhecimento técnico - ter conhecimento necessário ao desempenho do cargo, tais como: produtos e serviços oferecidos pelo Banco, microinformática básica, processamento de papéis, etc
  • Comunicação - expressa-se com facilidade e segurança, de forma oral e escrita, externando opiniões com clareza, coerência e objetividade
  • Cooperação - acessível e disponível à equipe, demonstrando lealdade e interesse em somar esforços
  • Criatividade - produz formas originais de atuação e de resolução de problemas específicos, visando o bom atendimento dos clientes
  • Dinamismo - seleciona alternativas e implementa soluções para problemas identificados, mostrando entusiasmo, iniciativa e decisão
  • Organização - ordena suas tarefas e estrutura os recursos disponíveis, visando a realização dos trabalhos de acordo com as condições estabelecidas
  • Postura profissional - identifica-se com a profissão, buscando constante aprimoramento, assumindo, cada vez melhor, suas responsabilidades, pautando-se por valores como: interesse, dedicação, disciplina, integridade, observância às leis e aos regulamentos, respeitando os costumes da comunidade, sociabilidade e zelo
  • Relacionamento - demonstra, nos contatos com colegas e clientes, interesse, empatia e sensibilidade às suas necessidades, bem como habilidade negocial em situações delicadas
  • Senso crítico - analisa situações e emite conceitos, ideias, críticas e sugestões, com objetividade e sensatez, considerando o contexto

Não sei se você observou, mas ali em cima, na definição do Contrato de Experiência, eu grifei a palavra até, e existe uma razão para isto, é que o contrato pode ser rompido a qualquer momento, por iniciativa de qualquer uma das partes, até o fim dos 90 dias.

Isto quer dizer que, caso você identifique que não era bem isto que você gostaria para sua vida, pode cair fora a qualquer momento. Da mesma forma, se o Banco entender que não era bem prá isto que ele te contratou, também pode cair fora com você...

No caso de iniciativa do Banco, antes disto o seu Orientador e os demais comissionados da dependência vão te chamar para uma avaliação (formal ou não... nas datas indicadas ou não) e vão te dar um feedback sobre o que estão observando sobre seu desempenho e, normalmente, vão dar uma chance de você se reposicionar... e continuar sua jornada, ou não.

Se você acha que este texto pode ser útil para outras pessoas que também estão pensando em fazer concurso Banco do Brasil, compartilhe ou indique este blog.

Se você tem alguma dúvida ou curiosidade, coloque nos comentários. Eu terei o maior prazer em responder.

Se você não gostou comente também, só assim posso continuar melhorando o conteúdo para que ele seja mais útil para todos.

Abraço!


Você também pode se interessar por:

Tecnologia Bancária, Automação, Inovação... e os Bancos...

Qual é o futuro da profissão de bancário? Alguns comentários nos canais passenobb, vêm pipocando sobre terceirização e tecnologia bancária. Sobre a terceirização eu postei um artigo há uns dias atrás...

Marco Aurélio Gomes quarta-feira, 26 de abril de 2017

    continuar lendo...

Terceirização Aprovada... e Agora?

Eu tenho recebido muitas perguntas a respeito dos 2 temas que vem atormentando a vida de quem quer fazer o concurso BB: Terceirização e Digitalização Bancária. Neste artigo vou falar um pouco sobre a terceirização. Parece que todo mundo acordou...

Marco Aurélio Gomes quinta-feira, 6 de abril de 2017

    continuar lendo...

Quais Profissionais Tem Mais Oportunidades no Banco do Brasil?

Hoje eu recebi esta pergunta nos comentários do post "Quem é quem na estrutura de cargos do Banco do Brasil"... ela veio do João Pedro Lima. Eu estava começando a responder quando percebi que o conteúdo poderia valer um artigo completo... e aqui estamos

Marco Aurelio Gomes terça-feira, 13 de dezembro de 2016

    continuar lendo...

Raphael

27/05/2016

Olá.
Estou me formando agora em engenharia elétrica e venho me interessando neste cargo por se tratar de um concurso MENOS DIFÍCIL e também de uma ajuda de custo interessante para ir se preparando para outros concursos mais específicos para a minha área.
Meu medo é que assim como a maioria das pessoas formadas na minha área eu não tenha tanta facilidade para lidar com pessoas no que tange o contato para vendas de produtos.
Gostaria de saber se a agência me alocaria em uma área um pouco mais reclusa, onde a parte de vendas não seja um fator determinante.
Não sou antissocial, mas também não me sinto à vontade para este lado de vendas. Porém, atenderia tranquilamente a clientes nos caixas ou algo do tipo.
O seu blog é bem interessante. Parabéns!

Ahhhh!!! Ja ia esquecendo…
Li uma outra postagem sua onde você pontua características interessantes que se tenha para poder se adaptar bem à instituição. Vi que uma destas características seria gostar de vendas, por isso estou com esta dúvida, haja vista que posso ser demitido no período de experiência justamente por não me adaptar bem à esta área e não alcançar metas de vendas de produtos.

Marco Gomes

27/05/2016

Oi Raphael,
Valeu a visita ao blog e o comentário.
Olha, não existe mais este lugar nas agências, esta área mais reclusa… O caixa também é um vendedor, pelo menos na maioria das agências… Não dá prá abrir mão de ninguém da equipe prá poder fechar as metas.
A não ser que você seja empossado num órgão interno, aí não vai atender clientes, só os internos. Mas não há garantia de que na posse você não vai para uma agência… Não depende de você. O normal e a prioridade é empossar os novos funcionários em agências.
Mas não é um emprego obrigatório… se não se adaptar, pode sair e tentar outra coisa.
É bom não esquecer que o banco tem engenheiros elétricos em seu quadro, e pode ser que valha a pena passar um tempo em agência, e depois tentar ir prá área de engenharia.
Tem que pensar…
Abraço

Flávio Roma

19/04/2016

Bom dia Marco,

Passei no último concurso do BB Nordeste e estou classificado em 2º colocado na Ampla Concorrência na minha micro. Entretanto, o resultado saiu desde Dezembro/2015 e pelo o que sei, não houveram convocações na minha micro nem na micro de Recife (um amigo está em 1º colocado como portador de necessidades especiais e não foi chamado também.

Você sabe o motivo de não terem ocorrido as convocações?

Parabéns pelo Blog!

Abraços!

Marco Gomes

19/04/2016

Oi Flávio,
Valeu por passar aqui pelo blog e pelo comentário.
Olha eu não sei te dizer exatamente porque o Banco não está convocando os candidatos… e isto já tem um bom tempo.
O que eu posso é te trazer a minha opinião, que não necessariamente é a verdade…
Eu desconfio que é a situação política do país que está segurando as coisas… e também a situação econômica, afinal, mais funcionários representa mais despesas e, consequentemente, menos lucro.
Veja que as agências da sua micro e de todas as outras continuam abertas, vendendo produtos, atendendo o público… enfim, funcionando.
Porque por mais funcionários lá se as coisas estão funcionando? Porque diminuir meu resultado?
Então enquanto a bagunça do país não der uma clareada e as agências não estiverem prestes a não conseguir mais funcionar, acho que não vão chamar ninguém.
Olha, a minha resposta não é prá te desanimar não… quando eu retornei ao Banco, em 2002, levei 6 meses prá assumir depois de ser convocado. Então não é prá desesperar, ok.
Tem que ter paciência e aguardar, a pior parte já foi.
Beleza?
Boa sorte e bem vindo!
abraço

Flávio Roma

25/04/2016

Obrigado pelo retorno Marco!
É que estou na angústia de ser convocado rápido. Quero trabalhar, rsrsrs…
Aproveitando, queria tirar mais uma dúvida…
Se eu não estiver atento diariamente ao Diário Oficial, corro o risco de pularem minha vaga na fila de convocação? Ou o banco tenta de várias formas entrar em contato? OBS: Meus dados estão todos atualizados e nenhum foi modificado, tanto email, quanto telefone, endereço, etc.

Marco Gomes

25/04/2016

Oi Flávio… eu imagino a ansiedade… tem que segurar, não tem outro jeito.
Olha, quanto à convocação, eu acho que não é publicada no Diário Oficial não… nunca fui lá ver, e se é, não sabia.
O esquema é deixar todos os seus contatos atualizados.
O banco formaliza a convocação… carta ou telegrama (precisa de um documento com o seu ciente), mas certamente vão entrar em contato por telefone e/ou e-mail pedindo prá você comparecer numa agência ou na Gepes para assinar a convocação e pegar as instruções para a qualificação.
Então, pelo menos telefone e email atualizados.
No mais é esperar mesmo.
abraço e boa sorte!

Lucas

27/11/2016

Flávio Roma, tudo bom…
vi sua entrevista na internet me motivou muito a estudar para o banco do brasil, voce pode dizer se há previsão para sua convocação…

Flavio Roma

30/11/2016

Boa tarde Lucas !!!!
Pelo o que andei ouvindo, eles estão passando por uma reestruturação, encerrando algumas agências que dão prejuízo e com planos de aposentadoria e demissão incentivadas.
O resultado saiu em 23/12/2015, mas ainda não fui convocado, nem ninguém em Pernambuco. Infelizmente não sei o motivo da demora em chamar.
Abraços!

Marco Gomes

01/12/2016

Oi Flávio e Lucas,
Não querendo me intrometer e já me intrometendo, só prá esclarecer…
As agências que estão sendo fechadas é por sombreamento (muito próximas de outras agências, principalmente dos bancos incorporados – Besc e BNC) e não agências que dão prejuízo (isto é praticamente inexistente no BB hoje em dia), e o PEAI, é um plano de aposentadorias incentivadas e não de demissão.
Quanto às convocações, ainda deve demorar um pouco prá chamar… e, se e quando voltar a chamar deve ser só pro interiorzão… praças de difícil provimento. O motivo da demora em convocar novos funcionários, é que o banco precisa ajustar suas despesas e reduzir o número de funcionários, motivo da reestruturação em andamento.
abraço

Flavio Roma

01/12/2016

Entendo Marcos, é que as notícias que eu li, citavam sobre aposentadoria incentivada e demissão voluntária, apesar de que achar que seria apenas em casos de aposentadoria mesmo.
Quanto a informação de convocar para o interior, fiquei com uma dúvida, se o concurso foi realizado por Microregiões, eles poderiam enviar um aprovado (dentro do número de vagas) na capital para o interior? Ou o que você quis dizer é que eles convocarão primeiro os aprovados no interior para depois convocar os aprovados na capital?
No último concurso, as microregiões tiveram em geral 2 a 4 vagas diretas e 30 a 50 cadastro de reserva.

Marco Gomes

01/12/2016

Oi Flávio,
O raciocínio da minha afirmação (que é uma previsão, e não um fato), é que, com o fechamento de agências sobrepostas, que vai acontecer principalmente nas cidades maiores (já que o Banco afirmou que não vai fechar agências em cidades que o banco é a única instituição – interior), que é onde estão as agências muito próximas (com exceções, principalmente em São Paulo e Santa Catarina – BNC e BESC), os funcionários dessas agências fechadas vão migrar para as vagas de agências na mesma praça, já que o Banco não tem como forçar a transferência para outras cidades, a não ser que o funcionário aceite.
Com este raciocínio, é plausível supor que as vagas nas cidades maiores serão supridas pelos funcionários que “sobrarem” das agências fechadas.
Dificilmente um escriturário de uma agência fechada ou com redução de quadro (isto também está acontecendo), vai aceitar ser transferido como escriturário para outra cidade (caso acabem as vagas na cidade em que ele está).
Desta forma, se sobrarem vagas depois de toda esta movimentação de pessoal, certamente essas vagas estarão em cidades do interior (também com raras exceções).
A regra do edital é chamar, para suprir essas vagas, os aprovados na microrregião onde estão as agências com vagas… então, se sobrar vaga e o banco for chamar, vai chamar entre os aprovados naquelas microrregiões, caso acabem os aprovados nas micro, o edital prevê a chamada dos aprovados na macrorregião, em ordem de classificação.
Então é isto Flavio… se ainda sobrarem vagas depois da reestruturação e movimentação de pessoal, essas vagas serão para as agências que continuarem com claros na dotação e, muito provavelmente, essas agências não estarão nos grandes cidades e sim naquelas que os funcionários não quiseram ir… interior… e serão chamados os aprovados nas microrregiões daquelas agências até acabar a lista… só depois é que o banco poderá chamar pela macro… beleza.
abraço

Lucas

01/12/2016

Marco, boa tarde!
primeiramente obrigado pela resposta a minha indagação.
Agora deixa eu te explicar minha situação, moro em montes claros (+ ou – 400 mil Hab) no norte de minas, aqui temos 4 grandes agencias, sendo que uma delas foi recentemente aberta. Com o plano de reestruturação, essa que citei recentemente aberta, será convertida em autoatendimento, e das 3 restantes uma fechará.
Estou há 5 meses estudando para o BB puramente, sem fazer conciliação com outros editais da carreira bancária, na esperança de que no ano que vem se sair edital minha cidade seja contemplada com vagas já que o ultimo edital com vagas para cá foi em 2012 ou 2013 não lembro ao certo. Como acabou de ter um edital para o Nordeste você acha que pode ser que tenha vagas para a minha cidade ou para cidades vizinhas? (tenho disponibilidade de sair daqui) Tem uma coisa que eu já percebi no BB na principal agencia da minha cidade é que os funcionários já estão com uma idade mais avançada o que pode ser um fator positivo para o plano de aposentadoria você não acha??
Apesar disso eu fiquei sabendo que antes de liberarem o edital 2014/001 com provas relizadas em março/2015 o banco realizou um plano de aposentadoria ou demissão voluntária e em seguida liberou o edital desse concurso. será que o mesmo cenário não se repete agora, sendo que tem gente na internet dizendo que o BB adora liberar editais no mes de dezembro.

Marco Gomes

01/12/2016

Oi Lucas,
Difícil suas perguntas com propriedade… só posso tentar na base do achismo, ok.
Não acredito em vagas para sua cidade, já que tem uma fechando e os funcionários dela migrarão para as agências que sobrarem da cidade, que provavelmente tiveram seus quadros já reduzidos na reestruturação.
Então é pouco provável que sobrem vagas aí… devem sobrar funcionários…
Se você tem disponibilidade para se mover, ou mobilidade, como a gente chama no banco, ótimo… quando sair o edital procure uma micro que tenha muitas agências do interior.
O fato das agências terem funcionários antigos não quer dizer, necessariamente, que eles possam ou queiram se aposentar, mas é um indício.
Os PAI de 2014 e este, bem como os anteriores não tem também ligação direta com novos concursos.
Este que está em curso é prá realmente enxugar o quadro, não vai provocar novo concurso, pelo contrário.
E esta gente que diz que o banco adora liberar edital em dezembro está de blá, blá, blá…
Acho que novo concurso só depois dessa poeira toda baixar, lá depois do segundo semestre do ano que vem… e com poucas vagas… para o interior.
abraço

Lucas

01/12/2016

Entendi, Marco! Muito esclarecedor, bom seguirei estudando mas agora vou rever meu ciclo de estudos tentar mesclar os conteúdos da caixa, BN e do Bacen. Obrigado!

Marco Gomes

01/12/2016

Beleza Lucas,
Boa sorte!
Abraço

Diego

18/04/2016

Boa noite!
Nos próximos dias tomarei posse e na crta de apresentação informa que um dos documemtos que preciso levar é a cópia do contrato de abertura de conta corrente. Por sugestão da GEPES do estado que trabalharei, resolvi todas as questos de apresentçao de documentação por lá mesmo e nem passei na agência onde vou trabalhar. O gerente da agência está ciente que resolvi tudo através da GEPES. Minha dúvida é: ao invés da cópia do contrato de abertura de conta-corrente, posso levar uma xerox do cartao da conta-corrente que já possuo no Banco do Brasil? Caso não seja possível, a nova conta-corrente deverá ser aberta na agência que vou trabalhar? Desde já agradeço!

Marco Gomes

18/04/2016

Oi Diego,
Valeu por passar por aqui e pelo comentário.
Parabéns… seja bem vindo ao time!
Cara ninguém te orientou quanto a isto???
Olha nada impede que você continue utilizando a conta que você já tem no banco.
Só que o usual é você ter uma conta com o número da sua matrícula no Banco… matrícula é como você será identificado daqui prá frente… decore! Você vai utilizar muito ela… é como se fosse sua nova identidade… por isto é que 99% dos funcionários tem o número da conta igual ao da matrícula (cultura organizacional).
O ideal é que você abra conta na agência que vai trabalhar… facilita muito… mas também não é obrigatório, você pode ter conta em qualquer agência do país, e até em mais de uma.
Eu não sei se a agência que você vai trabalhar não abre a conta prá você, sem você estar lá… normalmente sim. Converse com o gerente, de repente ele topa, já que você já tem cadastro.
A Gepes quer que você leve a abertura da conta, para que o Banco possa cr a antecipação do salário… muitos novos funcionários não tem como bancar estes primeiros dias (principalmente se for fora de casa), daí o Banco adianta uma parte do salário para não complicar a vida do pessoal.
Veja o que é mais conveniente prá você.
abraço e boa sorte.

Daniel

02/03/2016

Oi Marco, se eu não me adaptar no prazo de experiência de 90 dias e quiser pedir demissão antes desse prazo acabar tenho de pagar alguma multa ou ressarcimento ao banco?

Marco Gomes

02/03/2016

Oi Daniel,
Obrigado por passar por aqui e pelo comentário.
O período de experiência é para os dois… para o Banco e para você.
Existem vários casos que o novo funcionário percebe já nos primeiros dias que não era bem o que ele queria, ou imaginava.
Daí o negócio é cair fora mesmo. Pense em ficar a vida inteira fazendo algo que você não gosta, ou não tem afinidade.
Deve ser muito complicado, e ninguém vai ficar satisfeito ou feliz, nem você, nem os seus colegas, nem o banco.
Se você não se adaptar, pede prá sair… não tem muta ou qualquer ressarcimento… é um dos riscos que o banco e você correm, faz parte do negócio.
abraço

Daniel

02/03/2016

Obrigado pela resposta.

João Luiz Bremmer

25/02/2016

Olá, Marco. Passei no concurso do BB e já realizei todos os exames, inclusive já entreguei o ASO para a agência. Parece que a minha turma para o GEPES será dia 7 de Março de 2016. Minhas dúvidas são as seguintes:
1) Passei na faculdade e começarei a estudar no meio do ano, em Junho. O banco é obrigado a me transferir para a cidade na qual estudarei a partir do momento em que eu começar a estudar (e, portanto, com o comprovante de que estou na faculdade etc) ou tenho o direito de ser transferido desde agora?

2)Ainda existe o emprego noturno no Banco do Brasil, isto é, aquele no qual o sujeito trabalha das 22:00h às 6:00h? Se ele ainda existe, é fácil conseguir uma transferência? Mais ainda: o salário é o mesmo?

Agradeço pela sua atenção. João Luiz

Marco Gomes

26/02/2016

Olá João,
Obrigado por passar aqui pelo blog e pelo comentário.
João, o fato de você estar cursando a faculdade não obriga o Banco a te transferir… ou seja, o fato de estudar em outra cidade não gera direito a transferência.
Existem alguns fatos que geram transferência compulsória, mas a faculdade não é um destes fatos geradores.
Você não menciona o local da faculdade nem a cidade de posse, então suponho que não sejam próximas… se forem, dá prá tentar fazer… se for longe, você terá que arrumar uma outra solução, já que o banco não vai te transferir por estar estudando em outra cidade.
Pode ser até que você consiga a transferência, mas por outro motivo que se enquadre nas instruções normativas internas do banco.
Então a resposta para a primeira pergunta é: você não tem direto de ser transferido por estar cursando uma faculdade (até porque nos dias de hoje existem várias opções de cursos à distância, inclusive patrocinados pela Unibb).
A segunda pergunta… ainda existe locais que trabalham em período extendido, mas acho que na madrugada muito poucos… é quase tudo terceirizado.
Você terá que batalhar bastante uma transferência para um centro de serviços que tenha trabalho noturno, já que a concorrência é grande (vários funcionários na mesma situação que você), e estes centros só existem em algumas capitais (bem poucas). O salário é, no mínimo, igual ao de quem trabalha de dia… podendo aumentar se tiver adicional noturno (depois da 22h00).
Se informe na Gepes se existe alguma alternativa para contornar o problema.
Qualquer coisa, volte aqui.
abraço

Allan Guilherme

20/02/2016

Boa noite Marco,
Tomei posse no BB recentemente, estou um pouco perdido nessa infinidade de comandos do Sisbb, será que existe alguma apostila ou material de auxilio para os iniciantes desse sistema?
Desde já agradeço, abraços.

Marco Gomes

23/02/2016

Oi Allan,
Acho que já te respondi lá no Face… é isto?
Qualquer coisa volte aqui, ok?
abraço

Jonathan

15/02/2016

Bom dia marco, como vai?
Marco, poderia esclarecer uma dúvida sobre a UniBB, como funciona, quais são os requisitos pra entrar,etc?
Muito obrigado, grande abraço.

Marco Gomes

15/02/2016

Oi Jonathan,
Não sei se entendi direito sua pergunta… então vai como entendi…
A Unibb, Universidade Corporativa do Banco do Brasil, é uma universidade corporativa, como diz o próprio nome, ou seja, é voltada prioritariamente aos funcionários do BB.
Existem acessos à Unibb Família, destinados aos familiares de funcionários e também para aposentados, mas não existe acesso a não funcionários, com exceção a alunos convidados, em casos muito específicos, principalmente em MBA destinados a formação de clientes e parceiros, mas não é muito comum.
Todos os treinamentos internos e externos de funcionários são patrocinados pela Unibb, inclusive bolsas para graduação, pós, mestrado e doutorado.
Não existe um local físico da Unibb, ela é gerida pela Diretoria de Gestão de Pessoas – Dipes, e operacionalizada pelas Gepes Regionais.
Então, para entrar na Unibb, primeiro precisa entrar no BB, ok.
abraço

Jonathan

16/02/2016

bom dia marco.
Otimo, explicação perfeita.
No meu caso, muito me interessa um mestrado profissional em economia no Insper, gostaria de saber se é a Unibb que patrocina esse mestrado, claro, depois de eu ser funcionário do BB.
Agradeço de coração a sua ajuda.
Att

Marco Gomes

16/02/2016

Olá Jonathan,
A Unibb patrocina a bolsa de estudos, você é que escolhe a instituição.
Existem algumas exigências com relação à instituição de ensino que a Unibb faz, mas não é nada complicado… tem que ser reconhecida pelo MEC, avaliação, etc…
Existe um processo para selecionar os bolsistas, tem que ter o projeto e ele tem que estar dentro das áreas de interesse priorizadas pelas Unidades Estratégicas.
Todos os anos o Banco divulga as áreas de interesse quando abre as inscrições para o programa de pós graduação.
Então é torcer para que sua área de interesse coincida com as do Banco, ou modificar seu projeto para aqueles que interessam ao Banco.
Após a conclusão da pós, você possivelmente vai trabalhar para a Unidade que priorizou a área de interesse e “pagar” a especialização com o conhecimento adquirido.
Abraço

Jonathan

16/02/2016

marco, muito obrigado!! Deus te abençoe cara, vlw mesmo!
Abraço!

Fernanda Vasconcelos

15/01/2016

Boa noite Marcos Gomes! Sou funcionária pública e vou entregar a documentação na agência para qualificação. A minha dúvida é se tenho que exonerar o cargo agora ou posso esperar até marcar a minha posse para então exonerar o cargo, exemplo 12 ou 15 dias antes da posse?

Marco Gomes

15/01/2016

Oi Fernanda,
Valeu passar por aqui.
Espere a qualificação… Quando entregar a documentação pergunte lá na agência.
Se não souberem te informar, procure a Gepes que eles te orientam.
Lembre que até estar tudo ok no banco, você só tem o emprego público…
Abraço, bem vinda ao BB e boa sorte

Emanuel

12/01/2016

Há informações sobre um novo PAI no ano de 2016? Todos os aposentados que aderiram ao PAI em 2015 já sairam e foram substituídos?

Marco Gomes

12/01/2016

Oi Emanuel,
Valeu por passar por aqui e pelo comentário.
Começando pelo fim… sim, todos os funcionários que aderiram ao PAI 2015 saíram até o final de agosto/15, que era o prazo limite dado pelo Banco.
Só foram substituídos os cargos estratégicos, tipo administradores e cargos essenciais ao funcionamento das agências, as vagas que não eram essenciais para o banco continuar funcionando não foram preenchidas.
Não tenho nenhuma informação sobre um novo plano de incentivo… mas aqui é só a minha opinião… essas informações são estratégicas e só são divulgadas quando entram em vigor. Sempre correm boatos pelos corredores, mas sempre são só boatos. Essas coisas só se confirmam quando o Banco publica internamente.
Como disse é só minha opinião… e não acredito num novo plano de aposentadoria incentivada a curto prazo… o Banco já expurgou quem ele queria, e hoje a grande maioria dos funcionários são já dos “novos” (pós 1998)…
Não tem muito mais prá enxugar dos funcionários “antigos” (anteriores a 1998).
abraço

Rafael

11/01/2016

Olá,

Marcos,

Primeiro gostaria de te parabenizar pelo belíssimo trabalho no site, segundo gostaria de saber sobre as convocações. No certame 02/2013 consegui aprovação e fiquei classificado em 55° da micro 1 de São Paulo (Vale do Paraíba).

Atualmente, faltam 16 candidatos para eu alcançar minha convocação, você aconselha a busca de um profissional para entrada em ação judicial? As convocações não evoluem há tempos, estou precisando muito, já passou de desejo para necessidade.

Muito obrigado,

Rafael

Marco Gomes

11/01/2016

Oi Rafael,
Obrigado por passar por aqui e pelo comentário.
Cara, esta coisa de entrar na justiça é muito pessoal e depende da cada um.
Quem sou eu prá dar conselho…
No caso, você entra na justiça para garantir um direito que você entende seja seu… e o Banco vai defender o que ele escreveu no edital e que você, em tese, concordou quando se inscreveu para o processo seletivo.
Como as duas partes não tem o mesmo entendimento, uma terceira parte (o juiz) vai decidir. Vai decidir de acordo com o entendimento dele.
Não sou advogado e nem acompanho ou acompanhei as decisões judiciais a respeito do tema… pode ser que de certo, pode ser que não.
Como disse, é uma decisão que cabe a você… eu não sou suficientemente instruído no assunto para te aconselhar.
Desculpe,
abraço

Joao Paulo Fernandes

08/01/2016

Olá Marco, gostaria de saber se você pode me tirar uma dúvida em relação as certificações CPA 10 e 20. É necessário fazer as duas? Ou a CPA 20 vale pelas duas? E caso se faça as duas elas somam mais pontos no TAO do que apenas a CPA 20?
Obrigado

Marco Gomes

08/01/2016

Olá Joao Paulo,
Legal você ter passado por aqui, obrigado pela visita e pelo comentário.
Não é necessário fazer as 2 CPA, já que a 20 substitui a 10… então a 20 é suficiente para suprir o pré requisito da 10.
O que acontece é que você só vai precisar da CPA (como pré requisito à concorrência) dentro de alguns anos… pelo menos uns 2 anos, que é quando você já vai estar em condições de pontuar o suficiente para concorrer a cargos que exijam a CPA.
Os cargos iniciais não exigem… e quando exigem, a CPA 10 é suficiente. Você só vai precisar da 20 para cargos específicos (gerente de relacionamento Estilo, Agro, PJ), e Gerente Geral nível 1, etc.
Daí a CPA 10 já quebra o galho pro algum tempo.
Lembre que estas certificações tem validade de 5 anos, então quanto mais cedo você fizer, mais cedo ela vai vencer, daí tem que ir renovando.
Por isso acho interessante ir degrau por degrau… primeiro a 10, um tempo antes de concorrer, depois quando estiver prá vencer a 10, ou quando estiver em condições de concorrer prá cargos que exijam, fazer a 20 e depois ir renovando…
De qualquer forma, a escolha é sua, você pode fazer quando e qual desejar, sabendo que vai ter que renovar.
Certo assim?
Qualquer outra dúvida, fique à vontade
abraço

Gabriel

07/01/2016

Olá, Marco. Funcionário do BB pode ser MEI ou ter empresa no nome?

Marco Gomes

07/01/2016

Oi Gabriel,
Não há nenhum impedimento em ter empresa em seu nome (ou mei), desde que não seja concorrente nas atividades do Banco. Não pode também ser fornecedor do BB.
Você terá que avaliar, depois de entrar, se há condições de manter uma empresa junto com o trabalho do Banco.
Tem vezes que dá… tem vezes que fica complicado… você terá tempo prá avaliar isto.
Obrigado pela passagem no blog e pelo comentário!
abraço

Gabriel

07/01/2016

Obrigado pela atenção!! Muito bom seu site.

Marco Gomes

07/01/2016

Valeu Gabriel… boa sorte no BB!
Qualquer coisa, fique à vontade.
abraço

Flávio Roma

05/01/2016

Boa noite Marco!
Inicialmente, gostaria de parabenizar pelo texto, bastante esclarecedor. E como percebo que você sabe bastante sobre o BB, vou aproveitar para fazer umas perguntas.
Passei no último concurso do BB Nordeste realizado no 2º semestre de 2015. Estou agora aguardando a convocação. Sabes me dizer qual o tempo em média para ser chamado? Estou em 2º colocado na minha Micro e eram 4 vagas. Outra dúvida é com relação a forma de convocação, como posso ficar sabendo a data de convocação? Contato telefônico, telegrama, email? E quando eles convocam, tem algum prazo para apresentação ou é de imediato?
Forte abraço!

Marco Gomes

05/01/2016

Oi Flávio,
Obrigado por passar por aqui e pelo comentário.
Seja bem vindo ao blog e ao BB!
Sem querer alimentar falsas esperanças (porque quem determina o prazo de convocação é o Banco), eu diria que sua convocação deve acontecer em breve.
Por que eu digo isto?
Porque se existem 4 vagas na micro e você passou em segundo lugar, vai ser o segundo a ser chamado, já para as vagas existentes.
Veja que estou falando em tese, isto porque muita coisa pode acontecer… coisas previsíveis e muitas outras coisas imprevisíveis.
De qualquer forma, dá uma olhada no edital (não sei se lá aparece), e veja quais eram as agências que apresentavam vagas. Se não constar do edital, vai ter que esperar a convocação.
É para uma dessas agências com vaga que você vai ser chamado.
Você vai receber um telegrama/carta de convocação, formalmente, porque o Banco precisa de um documento com o seu “ciente” da convocação, mas provavelmente alguém da agência vai entrar em contato (telefone ou e-mal) com você antes de mandar o comunicado formal.
Então é só aguardar…
Quanto ao prazo para qualificação, normalmente é de 30 dias para você apresentar a documentação (veja no edital e vá preparando), e fazer os exames médicos.
Depois de qualificado, o Banco vai marcar a sua posse, aí não tem prazo definido, depende de formar uma turma para o curso de Excelência Profissional, que é onde você vai ter sua carteira assinada e tomar posse no BB… normalmente a marcação da posse é rápida.
Fique tranquilo e prepare-se para as últimas etapas da seleção: a qualificação/posse e o período de experiência.
abraço e boa sorte

Flávio Roma

06/01/2016

Entendi. Obrigado por todos os esclarecimentos Marco !
Forte abraço, muito sucesso no blog!

Ricardo

05/01/2016

Marcos parabéns pelo blog! Me tirou muitos dúvidas.
Bom, tomo posse semana que vem dia 11 de janeiro, e mesmo sabendo que só irei concorrer a cargos após 1 ano de serviço já corri atrás de certificações. Tirei o Cpa 20 em novembro e pretendo tirar o CEA num futuro próximo. Pretendo aperfeiçoar o máximo meu currículo com certificações, visto que ainda não possuo graduação (estou na metade da faculdade) e nesse caso provavelmente irei sofrer na hora de buscar promoções. Alguma dica que possa me dar referente a maneiras de aperfeiçoar meu currículo dentro do banco?
Muito obrigado! Abraço

Marco Gomes

05/01/2016

Oi Ricardo,
Valeu a visita ao blog e o comentário.
Seja bem vindo ao BB!
Olha, depois que entrar você vai ter que continuar estudando, se quiser fazer carreira.
No início a graduação e a grade de cursos internos já é o suficiente, mas com o passar do tempo, no mínimo uma pós, prá poder entrar no jogo.
O CPA 20 já é mais que suficiente… dependendo do rumo que der à sua carreira nem precisa do CEA (a não ser que você faça questão).
Depois do período de experiência você já poderá se inscrever nas certificações internas, que pontuam legal no currículo.
Você também vai ter orientações sobre a sua trilha de conhecimentos, fazer cursos internos que vão pontuando e enriquecendo o TAO.
Tenha um pouco de paciência, fique tranquilo… as coisas acontecem no tempo certo.
Não esqueça que você tem que se ambientar com os colegas, clientes, atividades… foque no período de experiência que também é eliminatório, e veja se este é o emprego que você quer para o resto de sua vida.
O BB é uma grande empresa e um bom lugar para se trabalhar.
Mas precisa ver se você se adapta a ele…
Boa sorte e deixe as coisas rolarem… você tem pelo menos os primeiros 90 dias prá se preocupar, por enquanto.
Depois você vai aprendendo como as coisas funcionam e vai se aprimorando, ok.
abraço e boa sorte.

Lucas

03/01/2016

Bom dia, parabéns pelo artigo muito interessante e bem detalhado. Eu tenho uma dúvida, não tenho prática com vendas, gostaria de saber se o BB tem algum curso que ensine “a vender”?

Marco Gomes

04/01/2016

Oi Lucas,
Obrigado por passar por aqui e pelo comentário… seja bem vindo!
Você vai ter a oportunidade de participar de vários cursos depois de entrar no Banco. Já no curso inicial, o de Excelência Profissional, você vai ter contato com técnicas e processos de vendas.
Depois da posse, você vai ter um cardápio de curso (muitos) presenciais, autoinstrucionais e à distância que você pode fazer, vários sobre o tema vendas.
Você pode também, se gostar do tema, buscar formação externa… tem muita coisa no mercado que pode te ajudar a melhorar a performance em marketing e vendas.
Os colegas também vão te ajudar com vários macetes.
Fique tranquilo… não há nada que a gente não possa aprender… se quiser.
abraço e boa sorte.

Rogério

30/12/2015

Muito interessante, estou aguardando minha posse e esse artigo me ajudou muito.

Marco Gomes

04/01/2016

Oi Rogério,
Bem vindo ao blog e ao BB…
Obrigado pelo comentário e boa sorte!
abraço

Lucas

30/12/2015

Boa tarde Marco, parabéns pelo blog!
Muito obrigado, tive muitas dúvidas esclarecidas!!
Vou tomar posse agora em janeiro e estou bem preocupado pois não consigo me comunicar muito bem com as pessoas, sofro de um disturbio chamado de taquifemia, e acabo falando muito rápido sem notar. Espero que eu consiga me adaptar e superar isso.
Abraço e obrigado!

Marco Gomes

04/01/2016

Oi Lucas,
Obrigado pela visita e pelo comentário… seja bem vindo ao blog e ao BB.
Desculpe a demora na resposta… mas fiz um pequeno recesso no final de ano e agora, depois da ressaca, voltamos ao ar…
Cara… nunca tinha ouvido falar de taquifemia… é bom que sempre temos coisas para aprender, não é?
Olha, se você vai prá uma agência (você não diz no comentário), você vai interagir bastante com os outros funcionários e principalmente com clientes, então vai utilizar bastante a fala… é meio que seu instrumento de trabalho.
Agora, se você já está qualificado e pronto prá posse, quer dizer que você foi aprovado nos exames médicos e foi considerado apto para o trabalho.
Então é encarar e procurar ajuda especializada (se é que ainda não fez)… pelo que vi rapidamente, existe tratamento fonoaudiológico para o seu distúrbio.
Tudo que você puder fazer para melhorar seu desempenho (não só com o distúrbio), vai te ajudar a crescer no Banco.
Fique tranquilo e boa sorte!
abraço


Comentários Anteriores


Comentários

sobre o autor

Olá, eu sou Marco Aurélio Gomes, Jornalista por formação, Bancário por opção e Educador por paixão... Neste espaço você pode esclarecer suas dúvidas e satisfazer sua curiosidade sobre como é trabalhar no Banco do Brasil.

Seja bem vindo!



Conheça o Curso PassenoBB... venha dar uma olhada nas aulas liberadas

Curso PassenoBB

A mais completa ferramenta de Marketing Digital do mundo... confira!

BuilderAll

Você conhece a Udemy? São milhares de cursos que podem ajudar a melhorar sua performance!

Udemy

Você já pensou em criar um curso online? Venha para o Criar Curso e veja como é simples e fácil!

Criar Curso

Meu mais recente curso, prá quem quer aprender a editar vídeos em um programa profissional e gratuito

Aprenda a editar vídeos com o DaVinci Resolve 14